Saúde - Sexta-feira, 01 de Março de 2024

Dia de Mobilização Estadual contra a dengue

Conscientização para a população sobre a doença.

Dia de Mobilização Estadual contra a dengue

O município de Campos Novos Paulista realizou nesta sexta-feira (1), o “Dia D de Mobilização Estadual” contra a dengue. A estratégia reforça as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, com ações para conscientizar a população sobre a doença.

Neste dia, as ações incluíram atividades especiais nas escolas públicas estaduais e municipais, orientação à população e fortalecimento das ações de combate aos vetores nas residências.

Após as atividades especiais nas escolas foi distribuído para os alunos sementes da crotalária, uma planta leguminosa que ao se desenvolver produz uma flor que atrai a libélula um inseto natural predador de mosquitos, inclusive o da Dengue.

“Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da Dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti, podendo acontecer a quebra da cadeia reprodutora do mosquito”, comentaram as Agentes de Controle de Vetores Aline e Mauriza.

mais fotos: https://prefeituramdecamposnovospaulista.pixieset.com/diad/