Campos Novos Paulista, domingo, 05 de fevereiro de 2023 Telefone (14) 3476-1144

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 09 de Fevereiro de 2022

IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DE NASCENTES.

IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DE NASCENTES.

Preservar as nascentes pode garantir a continuidade do negócio, principalmente em épocas de estiagem. Muitos produtores sofrem com secas rigorosas, que acabam impactando na produção. Com as nascentes protegidas, é possível solucionar esse problema de uma forma sustentável, econômica e perfeitamente viável.
O processo de recuperação e conservação das nascentes consiste, basicamente, em três fundamentos básicos, ou seja, proteção da superfície do solo, criação de condições favoráveis à infiltração da água no solo e a redução da taxa de evapotranspiração
Adotar o plantio em forma de contorno e terraceamento, com movimentação de porções de terra. Estas práticas promovem a recarga do aquífero que é fonte de água para as nascentes. Proteger o solo com a própria vegetação da área. É o caso da recuperação de pastagens e reflorestamento.
Parte da água da chuva é retida pelas copas das árvores, evaporando em seguida em um processo denominado interceptação. A taxa de evaporação varia com a espécie, idade, densidade e estrutura da floresta, além das condições climáticas de cada região.
#PMVA# Município Verde Azul
# Preservação de nascentes # ciclo 2021-2023.

Portal atualizado em: 03/02/2023 17:13:29