Meio Ambiente - Sábado, 17 de Fevereiro de 2024

Vacinação Febre Aftosa

Prazo para a vacinação de 01/11 á 30/11 - Prazo da Declaração até 07/09/2023

Vacinação Febre Aftosa

O Departamento da Acricultura junto com o Departamento do Meio Ambiente e da AGRO, informa sobre a Vacinação sobre a Febre Aftosa.

A febre aftosa é uma doença provocada por vírus, que, diferentemente do que muitos pensam, não afeta apenas os bovinos, acometendo também animais como suínos, ovinos e caprinos. Os animais que apresentam febre aftosa desenvolvem sintomas como perda de peso, febre e surgimento de vesículas, erosões e úlceras. O primeiro registro oficial de febre aftosa no Brasil ocorreu em 1895, na região do Triângulo Mineiro, e o último caso registrado no Brasil foi no ano de 2006.

A febre aftosa causa muito prejuízo econômico, afetando de maneira negativa a pecuária. Desencadeia problemas na produção de carne e leite, além de problemas com a comercialização de seus produtos e subprodutos. Quando há casos registrados da doença em uma região, verifica-se, por exemplo, o surgimento de barreiras comerciais, as quais acabam restringindo a exportação da carne.