Meio Ambiente - Terça-feira, 22 de Outubro de 2024

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

PARTICIPA DA 1ª CÂMARA TECNICA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL – FEMA ASSIS/SP.

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

Durante o mês de outubro, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP) promoveu a primeira reunião da Câmara Técnica de Proteção e Defesa Civil, reunindo 70 representantes das defesas civis de aproximadamente 38 municípios consorciados, em um evento realizado no anfiteatro da FEMA, em Assis/SP.

A pauta da reunião contou com a apresentação da Câmara Técnica e seus integrantes, bem como o plano de ação para as atividades futuras. O gestor da Câmara Técnica, o engenheiro ambiental Leandro Henrique Martins Dias, conduziu a discussão sobre as organizações mínimas necessárias para a formação da Defesa Civil do Estado, abordando temas como documentação e formação obrigatória.

Os municípios presentes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a composição e as obrigações das defesas civis locais. Uma das principais atribuições acordadas foi a necessidade de informar, em formato digital, os pontos de coleta e abastecimento de água para caminhões e tanques em caso de incêndios. Esses dados serão convertidos em um mapa digital a ser distribuído ao GAEMA-MP, ao Corpo de Bombeiros, aos municípios do CIVAP e às empresas que atuam no combate a incêndios.

Os participantes também foram orientados sobre a obrigatoriedade de cursos que os membros da Defesa Civil devem realizar, com acesso gratuito via sistema EAD no site da Defesa Civil estadual. Cada município ficou encarregado de responder a um questionário abrangente sobre sua estrutura e equipamentos existentes, incluindo informações sobre servidores da defesa civil e treinamentos realizados. Essa coleta de dados permitirá que o GAEMA-MP tenha um panorama completo das capacidades de cada município, possibilitando ações mais eficazes para suprir as lacunas identificadas.

A Câmara Técnica se propõe a ser um espaço de contato e debate técnico aberto entre os envolvidos na defesa civil dos municípios consorciados, promovendo a evolução das práticas de proteção e defesa civil na região. O objetivo é beneficiar a população, o meio ambiente e a sociedade, em sua totalidade.