.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Página
Por volta de 1852, José Teodoro de Souza, mineiro de Porto Alegre, acompanhado de família e amigos, chegou à região, onde construiu diversas casas e iniciou as primeiras plantações.
Em 1856, requereu às autoridades de Botucatu a posse das terras, onde construiu uma capela invocando São José, às margens do rio Novo (afluente do rio Paranapanema ).
O patrimônio de São José do Rio Novo continuou habitado, por algum tempo somente por seus iniciadores. Os índios hostis da região aos poucos foram sendo afugentados e novos povoadores foram se fixando nas terras locais.
A povoação foi elevada a Distrito de Paz, em 1880, no Município de Santa Cruz do Rio Pardo, com o nome de Campos Novos e, em 1885, emancipou-se, construindo o Município de Campos Novos do Paranapanema. Foi ainda elevado à comarca em 1892, posteriormente transferida para Assis.
Em 1944, com a elevação a Município dos Distritos de grande concentração demográfica, o Governo Estadual houve por bem, cassar a autonomia dos Municípios de menor densidade demográfica. Assim o Município foi extinto sendo o Distrito subordinado a Ibirarema, adotando, através da mesma Lei, o nome de Nuretama.
Quatro anos depois, o Município foi restabelecido, desta vez com o nome de Campos Novos Paulista.
Na pagina ao lado você vai encontrar diversos documentos que remetem a Historia de Campos Novos Paulista e abaixo as divisas do Município em 1928.
Documentos
DOCUMENTOS HISTORICOS DE CAMPOS NOVOS PAULISTA
Termo de Posse do Primeiro Prefeito
lei n.25, de 10.03.1885 - Lei que declara a criação do Município de Campos Novos do Paranapanema
DISTRITOS CAMPOS NOVOS PAULISTA - 1949
MEMORIAS EM RETALHO- BRUNO GIOVANNETTI
Livro Histórico Alta Sorocabana
Historia de Campos Novos Paulista - Capitulos da Boca de Sertão do Paranapanema.
.
.
.
.